Cirurgia Ortognática – o chamado queixo para Frente – estética ou necessidade? - texto: Teresa Montes Jornalista

Para esclarecer sobre a Cirurgia Ortognática, o Blog teve as orientações do Dr. Alexandre Vieira Fernandes, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. De acordo com Dr. Alexandre a Cirurgia Ortognática é um procedimento cirúrgico odontológico que visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam desenvolvimento ósseo fora do ideal. A cirurgia é indicada quando o crescimento dos ossos da face se dá fora dos padrões ideais anatômicos. pode ser corrigido pelo ortodontista, até aproximadamente os dezesseis anos de idade. Em adultos, que consequentemente não apresentam mais crescimento ósseo facial, usa-se a alternativa, em casos graves, de reposicionar os ossos da face cirurgicamente. Este procedimento deve ser realizado em pacientes com desarmonias esqueléticas e dentárias, cuja solução não pode ser propiciada apenas pelo tratamento ortodôntico – pois há um excesso ou falta de crescimento das bases ósseas da face. A cirurgia é indicada para pacientes com retrognatismo (mandíbula pequena em relação à maxila) ou prognatismo mandibular (mandíbula grande em relação à maxila) e em outras situações de mau posicionamento dos maxilares.



Para a decisão entre tratamento ortodôntico corretivo exclusivo ou cirurgia ortognática (que necessita de preparo ortodôntico prévio e posteriormente), avalia-se o crescimento ósseo facial através de diversas análises clínicas, de modelos e cefalométricas (medidas da face e crânio). Dependendo do resultado desse estudo, opta-se por um ou outro tipo de tratamento.







O especialista lembra que, se houver alguma pessoa que perceba que seu queixo é deslocado para frente ou recuado, e provoque um incômodo, prejudicando a mastigação, é necessário procurar um Cirurgião bucomaxilofacial, um dentista especialista, que teve formação específica nas áreas de oclusão dentária e de cirurgia, treinado e capacitado para realizar tais procedimentos com previsibilidade e ótimos resultados. Importante ressaltar que esta é uma especialidade Odontológica e não Médica, embora estes procedimentos cirúrgicos sejam realizados em hospitais, sob anestesia geral.



A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico realizado após um cuidadoso preparo ortodôntico (uso de aparelhos para alinhar e nivelar os dentes), visando propiciar melhorias estéticas e funcionais aos pacientes.


Segundo Fernandes, os planos odontológicos, em geral não oferecem cobertura para essas cirurgias. Embora os planos médicos, têm cobertura para as despesas hospitalares, como internação (comumente uma diária é suficiente), e para os materiais utilizados na cirurgia, como placas e parafusos de titânio. Os honorários das equipes cirúrgicas e da anestesista, geralmente não são cobertas pelos planos de saúde. 

De acordo com o paciente Vasconcelos Romão de Oliveira, 24 anos, com mordida cruzada e insatisfação com a função mastigatória e com a estética, a cirurgia possibilitou muitos benefícios "A Cirurgia ortognática me possibilitou recuperar algo muito importante: O Sorriso! Isso me trouxe mudanças positivas, principalmente em relação a autoestima, que melhorou muito com o ganho estético. Outro benefício foi o reestabelecimento da função mastigatória, além dos ganhos na respiração na fonética e no bem-estar de uma forma geral." relata Vasconcelos.



Paciente Vasconcelos Romão de Oliveira 24 ANOS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOTOX NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO - Texto: Teresa Montes Jornalista

JACK – UM CÃO QUE TROUXE ESPERANÇAS PARA OUTROS ANIMAIS NO BRASIL